Sete restaurantes lisboetas conquistaram a pontuação máxima no concurso gastronómico "Lisboa à Prova" em 2013, revelou hoje a organização, que garante que a qualidade da restauração na gastronomia tem aumentado de ano para ano.
Corpo do artigo
Belcanto, Eleven e Feitoria, restaurantes com estrelas Michelin, alcançaram o prémio máximo - três "Garfos" -, a par de A Travessa, Salsa & Coentros, Spazio Buondi - Nobre e Varanda - Hotel Ritz.
Os restaurantes premiados na oitava edição do "Lisboa à Prova" foram hoje conhecidos, numa cerimónia nos Paços do Concelho.
Com a pontuação de dois "Garfos", foram distinguidos 27 restaurantes e 67 estabelecimentos mereceram um "Garfo". Houve 101 premiados entre um total de 173 participantes.
A Câmara de Lisboa é um dos promotores da iniciativa, que pretende promover a gastronomia lisboeta como fator de atração turística, além de estimular o setor para um aumento da qualidade dos serviços prestados. A Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e o Turismo de Lisboa são também parceiros no concurso.
Segundo a organização do evento, têm surgido novos projetos de restauração «bem consolidados e com uma oferta diferenciadora e de qualidade».
«Cada vez mais, os restaurantes que abrem portas mostram ter um conceito bem definido que os distingue da concorrência», afirma, acrescentando que se nota, «de ano para ano, um claro aumento da qualidade da restauração e gastronomia lisboetas».
Os 101 premiados participam no programa "Lisboa à Prova com Arte", a decorrer entre março e abril em várias galerias e museus de arte contemporânea da cidade.
Outra iniciativa para promover os restaurantes distinguidos é a "Mostra dos Premiados", que decorre nos dias 22 e 23 de março na Sala do Risco, no Pátio da Galé, em que o público poderá provar especialidades destes estabelecimentos.