A CRIL, em Lisboa, vai estar cortada entre as 22h00 de hoje e as 6h00 de sábado entre o nó com o Eixo Norte-Sul e o final, junto à ponte Vasco da Gama, devido a um simulacro no aeroporto.
Corpo do artigo
De acordo com informação da ANA - Aeroportos de Portugal e da Estradas de Portugal, o corte de trânsito vai ocorrer nos dois sentidos da Circular Regional Interior de Lisboa (CRIL), que liga Algés (Oeiras) a Sacavém (Loures), contornando a capital.
O exercício de emergência, denominado 'ALS2013' e marcado para as 00h00 de sábado, tem como objetivos «avaliar a resposta e coordenação dos meios e entidades num cenário de acidente com uma aeronave cujos destroços ficarão no interior e no exterior do perímetro aeroportuário» e testar a articulação do dispositivo de socorro e segurança numa vertente supramunicipal.
As equipas terão de lidar com uma aterragem mal sucedida na pista 03, em que, por motivos desconhecidos, o avião não consegue parar dentro dos limites da pista ('runway excursion') e separa-se em duas partes, ficando a parte posterior às asas dentro dos limites do aeroporto e a restante fora da infraestrutura e no talude que dá para a CRIL, também denominada IC17 (itinerário complementar).
O corte de tráfego e os desvios motivados pelo simulacro vão estar sinalizados no local e serão acompanhados, de acordo com as empresas, pelas forças policiais e por equipas da Estradas de Portugal, da Brisa e da Lusoponte.
Para quem circular na ponte Vasco da Gama em direção a Lisboa, por exemplo, o acesso ao IC17 estará totalmente cortado, sendo o trânsito canalizado para a saída da Segunda Circular e da autoestrada 1 (A1).
Quem segue na Segunda Circular tem o acesso directo cortado à Ponte Vasco da Gama e ao IC17, no sentido de Odivelas. Os automobilistas que circulam na A1 vindos do Norte podem dirigir-se à Ponte Vasco da Gama mas não terão acesso à CRIL, podendo optar pela Segunda Circular, por exemplo.
Quem circular no IC2 no sentido Santa Iria de Azóia-Lisboa não pode aceder à Ponte Vasco da Gama nem à CRIL. O acesso a CRIL para quem segue da Praça José Queirós vai estar totalmente cortado. Quem vai do Eixo Norte-Sul com destino à CRIL, Sacavém, Moscavide e A1 encontra o acesso cortado, mantendo-se o acesso no sentido A8 e Odivelas. A CRIL estará cortada ao fim do túnel no sentido Odivelas-Sacavém.
Os cortes e as alternativas estão disponíveis nas páginas da Internet da Estradas de Portugal.