
REUTERS/Edgar Su
O ar em Singapura tornou-se irrespirável, por causa de incêndios na Indonésia e toda a gente é aconselhada a usar máscaras. O problema pode durar várias semanas.
Corpo do artigo
O fumo de incêndios na Indonésia que está a tornar o ar de Singapura irrespirável pode durar algumas semanas ou mais, disse o primeiro-ministro Lee Hsien Loong.
O chefe do Governo admitiu que esse fumo colocou a qualidade do ar em níveis «perigosos», estando a interromper negócios e viagens na região.
[youtube:th_MX9wgtu8]
O fumo resulta da queima ilegal de florestas e outros terrenos na ilha de Sumatra, na Indonésia, para abrir espaço para plantações de óleo de palma, considerado um problema crónico durante a estação seca.
[youtube:jggu777lE6o]
«O fumo pode facilmente durar várias semanas e, possivelmente, prolongar-se para além da estação seca em Sumatra», disse Lee.
No quarto dia de intensa fumaça, o cheiro de madeira queimada encheu o ar, os arranha-céus eram pouco visíveis e neblina pairava nos túneis das estações de metro, segundo o relato da Reuters. Alguns moradores usavam máscaras cirúrgicas ou cobriram os rostos.
Singapura, que geralmente goza de céu claro, viu a sua qualidade do ar deteriorar-se drasticamente desde segunda-feira.