Um forte sismo de magnitude 7,1 na escala de Richter ocorreu hoje no nordeste do Japão, perto da central nuclear de Fukushima. As autoridades chegaram a emitir um alerta de tsunami.
Corpo do artigo
O sismo, que ocorreu às 17:16 locais (9:16 em Lisboa), foi de magnitude 7,1, segundo o Instituto de geofísica norte-americano (USGS).
O epicentro foi localizado em terra, apenas a dez quilómetros de profundidade, no sul da prefeitura de Fukushima, onde há precisamente um mês ocorreu um sismo de magnitude 9 que foi seguido por um tsunami.
A alimentação eléctrica da central nuclear de Fukushima, suspensa após o sismo, também foi restabelecida, segundo a Agência de segurança nuclear.
Este sismo fez estremecer edifícios e levou ao encerramento das duas pistas de aterragem do aeroporto internacional de Tóquio, mas até ao momento não houve informação de vítimas ou danos.
O epicentro foi localizado em terra, a dez quilómetros de profundidade, no sul da prefeitura de Fukushima, onde há precisamente um mês ocorreu um sismo de magnitude 9 seguido de um tsunami.
Pouco depois deste abalo, a TSF falou com o embaixador português em Tóquio, José Freitas Ferraz, que recordou que desde o sismo e tsunami de 11 de Março a terra não parou de tremer com intensidade no Japão.
Durante esta conversa ocorreu mais uma réplica que o embaixador português descreveu à TSF.