
Se a vida surgiu na Terra foi graças a um metal vindo de Marte, através de um meteorito, de acordo com uma nova teoria apresentada quinta-feira por um investigador.
Corpo do artigo
Este ingrediente vital tinha a forma oxidada de molibdénio, um metal usado em ligas ou, por exemplo, coroas dentárias.
Mas quando a vida surgiu na Terra, o óxido de molibdénio foi usado para evitar que moléculas de carbono - os blocos de construção de toda a vida - se deteriorassem, defende Steven Brenner, professor do Instituto Westheimer de Ciência e Tecnologia em Gainesville (EUA).
«Apenas quando o molibdénio está altamente oxidado é que se torna capaz de influenciar a formação de uma vida primitiva», defendeu, num comunicado, Brenner, que apresentou sua teoria hoje, numa conferência internacional sobre geoquímica em Florença, Itália .
«Esta forma de molibdénio não podia estar presente na Terra, no momento em que os primeiros elementos de vida apareceram, porque há três biliões de anos a superfície da Terra continha muito pouco oxigénio ao contrário de Marte», diz o cientista.
Na época, o sistema solar estava particularmente agitado e a Terra era constantemente bombardeada por cometas e asteróides.