
A sonda exploradora «Phoenix» recolheu um pedaço de gelo do planeta Marte. Já se suspeitava da existência de água no planeta vizinho da Terra, mas agora a confirmação é inequívoca. O cientista William Boynton diz que foi feita uma grande festa.
Corpo do artigo
As análises de laboratório confirmaram a existência de água no planeta Marte, informou esta sexta-feira a NASA.
«Temos água» em Marte, afirmou William Boynton, responsável pelo analisador termal da «Phoenix» na Universidade de Arizona.
Segundo o cientista, esta é a primeira prova concreta e segura da presença do líquido no planeta.
Já tinham sido detectados indícios de água congelada em observações feitas pela nave Mars Odyssey e outros diluíram-se ao serem observados pela «Phoenix» no mês passado.
«Mas esta é a primeira vez que é tocada e analisada água marciana», sublinhou numa conferência de imprensa.
A amostra em que se confirmou a presença de água foi extraída de uma perfuração de cerca de cinco centímetros no solo marciano onde o braço robótico deparou com uma dura camada de material congelado.
Ao ficar exposta durante dois dias ao ambiente marciano, a água que continha começou a evaporar-se, o que facilitou a sua observação, diz o comunicado.
A sonda exploratória Phoenix desceu a 25 de Mio na região do pólo norte marciano para uma missão de três meses que terminava em Agosto. Todavia, devido aos êxitos alcançados, a missão foi prolongada até 30 de Setembro.