Sonhar com assassinatos pode revelar comportamento agressivo na vida real
As pessoas que sonham com assassinatos podem ser mais agressivas durante as horas em que estão acordadas. Esta é uma das conclusões de um estudo controverso que, segundo a equipa que o levou a cabo, indica ainda que aqueles que têm sonhos em que matam outras pessoas tendem a ser mais hostis, introvertidos e normalmente não se dão bem com outras pessoas.
Corpo do artigo
Há no entanto outros especialistas que contestam estas conclusões. Para eles, os questionários baseados em sonhos, utilizados pelos investigadores neste estudo, não são a melhor forma de avaliar um sonho. É o caso de William Domhoff, professor de psicologia da Universidade da Califórnia que afirma que estes questionários tendem a refletir aquilo que as pessoas pensam ter sonhado e não «aquilo que as pessoas sonharam de facto».
Neste estudo, uma equipa de psicólogos entrevistou 443 alunos universitários na Alemanha, estando atentos ao tipo de sonhos que os inquiridos tiveram bem como os traços de personalidade de cada um deles. Dos que diziam que se lembravam dos sonhos que tiveram, cerca de 19% disseram ter sonhado com o assassinato de alguém. A grande maioria dos sonhos agressivos foram relatados por homens.
Não são estes dados que espantam a equipa que levou a cabo o estudo. O que os investigadores apelidaram de «inesperado» foi encontrar uma ligação entre os sonhos em que matavam pessoas e traços de introversão, de baixa amabilidade e a um grau elevado de abertura a experiências novas, dados que não estavam conotados com os sonhos de assassinatos.