O ante-projeto de lei que propõe a trasladação de Sophia de Mello Breyner para o Panteão Nacional já está pronto e nas mãos da Presidente da Assembleia da República.
Corpo do artigo
O assunto foi na semana passada à conferência de líderes e todos os partidos se mostraram favoráveis à homenagem à poetisa.
A pasta está agora com a Presidente da Assembleia da República e vai ser Assunção Esteves a apresentar a publicamente proposta.
Não há data para essa apresentação mas fontes contactadas pela TSF admitem que pode ser ainda esta semana já que a única coisa que falta é a assinatura de Assunção Esteves.
Antes disso, a Presidente da Assembleia da República deverá falar com Cavaco Silva para informar o Presidente acerca das medidas que estão a ser tomadas pelo Parlamento. Será uma visita de cortesia, pois a Presidência não tem poder de decisão sobre quem vai ou não para o Panteão Nacional.
O projeto de resolução será depois levado a plenário e aprovado pelos deputados. A TSF já tinha dado conta de que Sophia de Mello Breyner será a próxima figura a ter honras de trasladação para o Panteão Nacional.
A família é também favorável à homenagem. Não há ainda certezas quanto à data da cerimónia, que estará sempre relacionada com os 40 anos do 25 de Abril.
A trasladação pode acontecer perto dessa data. Outro dia possível é a 2 de julho, quando se cumpre o décimo aniversário da morte da autora de «Poesia», «O Nome das Coisas» ou «Contos Exemplares».