A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) vai integrar o European Writers Council -Conselho Europeu de Escritores -, uma estrutura na área da literatura e da tradução literária com sede em Bruxelas.
Corpo do artigo
Durante a Cimeira Mundial do Direito de Autor, realizada na capital belga, a 7 e 8 de Junho último, a SPA formalizou a candidatura àquela estrutura europeia. O organismo viabilizou a integração da estrutura representativa dos autores portugueses na última reunião de direcção, anuncia a Sociedade Portuguesa de Autores em comunicado.
«A aceitação da SPA no seio da EWC resulta do reconhecimento do papel que a literatura tem, desde sempre, na vida da cooperativa dos autores portugueses, seja pelo número de associados dessa área e pela sua representatividade nacional e internacional, seja pelo facto de desenvolver actividade editorial, prémios literários instituídos e regular presença mediática», lê-se no comunicado da SPA.
Fundado em 1977, o EWC - segundo a SPA, a mais importante estrutura europeia na área da literatura e tradução literária - integra 55 organizações de escritores e tradutores de 29 países europeus. Do total de organizações, três são supranacionais e representam mais de 55 mil escritores e tradutores literários da Europa, acrescenta o documento.
O Conselho Europeu de Escritores é reconhecido e está representado em estruturas mundiais como a UNESCO e a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), sedeada em Genebra.
Segundo a SPA, a entrada naquele organismo permitir-lhe-á ter uma intervenção mais alargada de divulgação e participação na área da literatura e tradução literária a nível internacional.