A lua cheia vai estar hoje maior e mais brilhante do que é habitual. O fenómeno só volta a repetir-se daqui a 18 anos. No Observatório Astronómico haverá atividades para quem quiser participar
Corpo do artigo
É uma oportunidade rara de ver a super lua já que o fenómeno só volta a repetir-se daqui a 18 anos.
A super lua estará visível nos céus portugueses a partir das 21h06 e pode ser vista até às 6h14 de segunda-feira.
Rui Agostinho, director do Observatório Astronómico de Lisboa explica o que provoca esta lua diferente.
«Esta lua ocorre muito próximo, com 21 minutos de diferença apenas, em relação ao momento em que a lua também está no perigeu, o momento mais próximo da terra. Por estar mais próxima, faz com que a lua seja vista mais próxima, isto é maior em tamanho», diz Rui Agostinho.
«Além disso, o próprio perigeu da lua, durante o ano, aproxima-se e afasta-se da Terra porque a órbita não é constante mas oscila, encolhe e estica. O que acontece hoje é a ocasião de termos o perigeu menor também. As duas coisas somadas fazem com que a lua cheia desta noite seja maior que uma lua cheia normal», adiantou aquele responsável.
Durante o perigeu, a lua cheia terá um tamanho 14 por cento maior e será 30 por cento mais brilhante do que no apogeu e pode ser vista a olho nú.
No Observatório Astronómico de Lisboa vão realizar-se várias atividades. A sessão especial de observação da Lua começa às 20h30 e tem entrada livre.