A "Tabacaria" é o poema de Fernando Pessoa mais citado nas diferentes redes sociais, revela um estudo do Projeto SAPO Labs com a Universidade de Lisboa, hoje divulgado.
Corpo do artigo
Fernando Pessoa, nascido há 125 anos, é, segundo o mesmo estudo, «o poeta português mais conhecido dentro e fora de Portugal, [e] é também provavelmente o mais citado», afirma o comunicado do portal Sapo.
«'Tabacaria' é o poema mais citado, nomeadamente os versos 'À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo' e 'Serei sempre o que esperou que lhe abrissem a porta ao pé de uma parede sem porta'», lê-se na nota.
Esta pesquisa foi feita através do sítio "O Mundo em Pessoa" - http://fernandopessoa.labs.sapo.pt -, que faz "a recolha automática de citações de Fernando Pessoa, ortónimo e heterónimos, a partir das redes sociais", explica o mesmo comunicado.
Através deste sítio na Internet pretende-se «mostrar quais as frases e versos de Fernando Pessoa que mais inspiram os seus leitores de todo o mundo», mas também «conduzir todos aqueles que usam as palavras de Pessoa até ao seu texto original, ampliando o número de leitores e o conhecimento da sua obra», escreve o portal Sapo.
Segundo a mesma fonte «nos últimos sete dias foram recolhidas quase 500 citações».
«Sempre que é citado um texto de Fernando Pessoa no Twitter ou em páginas públicas do Facebook, 'O Mundo em Pessoa' identifica e mostra essa mensagem num interface próprio, para saber se um texto é uma citação da obra de Fernando Pessoa recorre-se a arquivos da obra do poeta disponíveis online, com os quais são comparados os textos do post», explica a mesma nota.
Em http://fernandopessoa.labs.sapo.pt os utilizadores «podem ver as citações mais recentes, à medida que são identificadas, optando por consultar o último dia, semana ou mês».
O segundo poema mais citado é da série "O Guardador de Rebanhos", de Alberto Caeiro, outro heterónimo do autor de "Mensagem".