
Embalagens de tabaco
Reuters
O Ministério britânico da Saúde entende que as embalagens coloridas dos cigarros funcionam como atração para os jovens consumidores.
Corpo do artigo
Os supermercados e grandes superfícies comerciais em Inglaterra vão deixar a partir desta sexta-feira de ter maços de tabaco à mostra nas prateleiras, isto depois de os pubs ingleses também terem ficado sem fumo.
O Ministério britânico da Saúde considera que as embalagens coloridas dos cigarros funcionam como fator de atração para os jovens.
Ouvido pela BBC, o ministro Andrew Lesley sublinha que estudos mostram que 50 por cento dos fumadores iniciaram o vício antes dos 16 anos e defende a medida de tirar as embalagens de cigarros das parateleiras é uma medida preventiva.
Segundo a nova lei, as superfícies comerciais com mais de 280 m2 estão proíbidas de expor cigarros e caso este preceito não seja cuumprido as multas poderão chegar aos seis mil euros e mesmo a uma pena de prisão.
O pequeno comércio terá três anos para se adaptar a esta medida, estando já a ser estudada a possibilidade de impor às tabaqueiras o fabrico de embalagens neutras, que avaisariam apenas os consumidores para os perigos do tabaco.