O telescópio Kepler lançado para o espaço pela Nasa acaba de descobrir cinco planetas fora do nosso sistema solar. Os primeiros dados recolhidos pelo Kepler juntam-se assim aos mais de 400 planetas que outros olhos artificiais e muito aguçados já vislumbraram nos últimos 15 anos.
Corpo do artigo
Quatro dos planetas são maiores que Júpiter, enquanto o quinto é parecido com Neptuno. Cada um gira à volta da respectiva estrela num período que varia entre três e cinco dias, o que significa que estão próximos dos astros que são maiores e mais quentes do que o Sol.
Têm temperaturas que podem atingir os 1600 graus, ou seja, demasiado quentes para que exista qualquer tipo de vida conhecida. Os nomes escolhidos são ainda temporários: Kepler 4b, Kleper 5b, Kleper 6b, Kleper 7b e Kleper 8b.
Estes cinco novos planetas fora do sistema solar são a primeira descoberta feita pelo telescópio Kepler lançado há dez meses para o espaço com uma função: localizar planetas semelhantes à Terra.
O feito do telescópio foi anunciado esta segunda-feira pela Nasa. Jon Morse, o director da divisão de astrofísica, acredita que é apenas uma questão de tempo até que as observações conduzam a planetas menores e com órbitas mais longas, cada vez mais parecidos com a Terra.
O Kepler foi colocado em órbita em Março de 2009. Um telescópio com mais de uma tonelada, com um fotómetro com 95 milhões de pixéis, a maior objectiva fotográfica lançada no espaço pela Nasa.
O telescópio ultra-sensível às variações luminosas vai fotografar durante pelo menos três anos mais de 100 mil estrelas que se assemelham ao Sol, lá para os lados da região do Cisne e da Lira da Via Láctea.