
Georgia May Jagger
A modelo Georgia May Jagger e a cantora Rita Ora são alguns exemplos de famosos que aderiram a esta campanha de sensibilização.
Esta iniciativa pretende encorajar as mulheres a fazerem o teste de papanicolau para diagnóstico do cancro do colo do útero.
A modelo Georgia May Jagger publicou, há três dias, a foto que vemos acima juntamente com a legenda «Cervical Cancer Campaign #smearforsmear @JoTrust I nominate @sukiwaterhouse @caradelevingne @jasminebydesign».
A campanha pretende tornar-se viral através da nomeação de outras pessoas, até se criar uma rede global. Georgia May Jagger nomeou as modelos Suki Waterhouse e Cara Delevingne e uma terceira amiga desconhecida.
A iniciativa partiu da fundação inglesa Jo's Cervical Cancer Trust, com a "hastag" '#SmearForSmear' (borrão por borrão).
A organização Jo Trust criou a campanha para incentivar as mulheres à realização periódica do teste de papanicolau, o método mais eficaz para fazer o diagnóstico do cancro do colo do útero.
Nos últimos anos, os números de mulheres com menos de 35 anos que sofrem de cancro do colo do útero têm aumentado, provando que esta não é uma doença exclusiva das mulheres mais velhas. No entanto, os números mostram que, ao contrário do desejado, o número de mulheres que realizam o teste do papanicolau no Reino Unido tem diminuído.
Atualmente, um terço das mulheres entre os 25 e 29 anos não realiza o exame, enquanto que a incidência da doença nesta faixa etária subiu 4,8 por cento só no ano passado. Daí a importância desta campanha.