A próxima semana em Portugal vai ser muito quente, com algumas zonas do país a atingirem temperaturas perto dos 40 graus, segundo apontam as previsões meteorológicas.
Corpo do artigo
Vai estar bem quente e seco o tempo na próxima semana, ideal para quem possa dar um pulo até à praia.
A partir desta segunda-feira, as temperaturas começam a subir até aos 30 graus, podendo mesmo em algumas zonas do país ultrapassar essa fasquia e chegar quase aos 40, como é o caso das regiões de Évora e Beja.
O tempo quente e seco vai manter-se ao longo de toda a semana, com diminuição da intensidade do vento que se tem feito sentir nos últimos dias.
Para o arquipélago da Madeira, prevê-se céu geralmente muito nublado, apresentando-se geralmente pouco nublado nas vertentes sul, com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca nas vertentes norte e na ilha de Porto Santo.
Já nos Açores, no grupo ocidental, o céu terá períodos de céu muito nublado e nos grupos central e oriental podem ocorrer aguaceiros fracos.
Com o calor aumentam os riscos de incêndio. De acordo com o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), sete concelhos de Portugal Continental correm este domingo risco máximo de incêndio e outros 54 apresentam risco muito elevado.
No distrito de Viseu, Cinfães e São Pedro do Sul são aos dois concelhos com risco máximo. No distrito de Santarém, estão em risco máximo os concelhos de Mação e Sardoal, e em Aveiro estão em risco Arouca e Castelo de Paiva.
No distrito de Castelo Branco o concelho em risco máximo de incêndio é Vila de Rei.
Todos o país com risco "muito alto" de exposição à radiação UV
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera adianta também que todos os distritos de Portugal continental apresentam hoje risco "muito alto" de exposição à radiação ultravioleta (UV)
Na sua página na internet, o IPMA informa, que todas as regiões de Portugal estão com risco "muito alto", com exceção das ilhas açorianas de São Miguel, Santa Maria, Terceira e Graciosa.
Com o nível "muito alto", o instituto aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, sublinhando igualmente que se deve evitar a exposição das crianças ao sol.
A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde, se o nível exceder os limites de segurança.