A tempestade tropical Lee perdeu, no domingo, intensidade e transformou-se em depressão tropical. Ainda assim está a causar chuvas torrenciais e inundações na costa central do Golfo.
Corpo do artigo
O Centro Nacional de Furacões (CNH) dos EUA indicou que, cerca das 4h00 de Lisboa, a depressão tropical Lee encontrava-se a cerca de 90 quilómetros a oeste-noroeste de McComb, no estado norte-americano do Mississipi, e a 95 quilómetros de Alexandria, no estado do Louisiana, deslocando-se a 11 quilómetros por hora.
Espera-se que esta depressão se «transforme num fenómeno extra-tropical nas próximas 24 horas», prevê o CNH ao referir que foram retirados todos os avisos e alertas de tempestade.
A depressão Lee vai deslocar-se para noroeste nas próximas 24 horas, pelo que continuará a causar fortes chuvas, que deverão atingir entre 10 e 15 centímetros na costa central do Golfo e até 50 centímetros nas regiões isoladas, e inundações nos estados do Louisiana, Mississipi e Alabama.
Por outro lado, o furacão Katia, de categoria dois, e com ventos de 165 quilómetros por hora, poderá transformar-se hoje num ciclone de categoria superior, causando fortes correntes na costa leste dos EUA.
O Katia encontra-se a norte das Antilhas Menores, deslocando-se para noroeste a 20 quilómetros por hora.