Os tenistas David Goffin e Svetlana Kuznetsova trocaram hoje os "courts" de terra batida pela cozinha profissional do Portugal Open e as raquetas foram substituídas por frigideiras, numa nova aventura para preparar dois pratos típicos portugueses.
Corpo do artigo
Ele de jaleca vermelha e ela de avental, os dois tenistas não se deixaram intimidar pelos profissionais de cozinha nem pela exigência dos pratos e puseram as mãos na massa.
Depois de ter deixado um sabor amargo aos portugueses por ter eliminado na segunda-feira Pedro Sousa, o belga David Goffin enfrentou mais um desafio luso, desta vez na cozinha.
Ao belga coube a difícil tarefa de confecionar migas de presunto serrano com lombinhos de bacalhau e gelado de bechamel.
Destemido, David Goffin agarrou na frigideira, cozinhou as migas, enrolou-as perfeitinhas, cortou-as e distribuiu-as no prato, numa apresentação digna de um verdadeiro chef.
«Não foi muito fácil cozinhar, porque eu não cozinho muito em casa mas tentei», afirmou.
Já a russa Svetlana Kuznetsova, habituada a ganhar, teve pela frente uma salada algarvia com choco flamejado e, sem disfarçar o espanto pela sofisticação do prato, não recusou o desafio.
Com mais dificuldades do que o parceiro de ténis, mas interessada, Kuznetsova observou atentamente o trabalho desenvolvido pelo chef de duas estrelas Michelin Hanz Neuner, que não conseguiu evitar as gargalhadas a cada tentativa da tenista.
«Não acho que consiga repetir isto em casa, mas ainda assim foi uma boa experiência para aprender alguma coisa», disse Kuznetsova.
Sob monitorização do chef português Nuno Queiroz Ribeiro, no final, o resultado foi dois pratos mais ou menos perfeitos, mas, sobretudo, uma experiência divertida.
«Claro que não têm a prática que nós temos, mas foi uma coisa divertida e inovadora para eles», afirmou.
Svetlana Kuznetsova, vencedora de Roland Garros de 2009 e do US Open de 2004, é a 42.ª tenista mundial e recebeu um "wild-card" para o 24.º Portugal Open.
David Goffin é o número dois do ténis da Bélgica e no ano passado esteve às portas do top 40, sendo que agora é 62.º do "ranking" ATP.
Nesta edição do Portugal Open, os dois tenistas venceram os seus primeiros encontros do quadro principal. Kuznetsova bateu a norte-americana Varvara Lepchenko e o belga Goffin eliminou o português Pedro Sousa.