
A Beatlemania chegava à América. Este domingo faz 50 anos que os Beatles se estrearam no programa de televisão "The Ed Sullivan Show" com 73 milhões de pessoas com os olhos fixos ao pequeno ecrã.
Corpo do artigo
A banda de Liverpool tocou acompanhada pelos gritos das fãs no dia 9 de fevereiro de 1964. Veja o vídeo do programa de estreia dos The Beatles nos EUA:
[Youtube:It3Cctk6BRs]
Esta foi a primeira de quatro presenças de Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr no "The Ed Sullivan Show" entre 1964 e 1965.
Os quatro rapazes de Liverpool pisaram pela primeira vez solo norte-americano dois dias antes, uma chegada que foi apelidada pelos media norte-americanos de «invasão britânica».
Cerca de mil fãs, principalmente do sexo feminino, esperavam os The Beatles no aeroporto nova-iorquino JFK. No local estavam também 200 jornalistas e fotógrafos.
Mais tarde soube-se que o manager do grupo, Brian Epstein, e a Seltaeb, que promovia a banda nos EUA, tinham através das rádios anunciado que quem fosse ao aeroporto iria receber uma t-shirt e autocolantes alusivos aos The Beatles além de um dólar para cada um dos fãs.
O primeiro concerto do quarteto na América ocorreu no Washington Coliseum (um pavilhão desportivo em Washington D.C.) no dia 11 de Fevereiro com oito mil pessoas a assistir.