
André Carrilho
Direitos Reservados
André Carrilho ganhou a medalha de ouro da revista norte-americana 3x3 na categoria Cartoon, ao passo que André da Loba garantiu a medalha de ouro na categoria de Animação.
Corpo do artigo
Três ilustradores portugueses foram distinguidos por uma das mais importantes revistas de ilustração contemporânea, a revista norte-americana 3x3.
André Carrilho, que trabalha para as revistas "Vanity Fair" e "The New Yorker", conquistou cinco prémios, incluindo a medalha de ouro na categoria Cartoon.
Em entrevista à TSF, André Carrilho explicou que o trabalho que lhe valeu a medalha de ouro foi um desenho que aludia ao facto de os país europeus em dificuldades serem apelidados de PIIGS (Portugal, Itália, Irlanda, Grécia e Espanha [Spain]).
«Fiz um cartoon a questionar quem seriam os verdadeiros porcos, ou PIIGS, se seriam as populações desses países ou se seria o sistema financeiro responsável por esta situação desastrada», acrescentou.
Por seu lado, André da Loba, que desenha habitualmente para o "The New York Times", garantiu a medalha de ouro na categoria de Animação.
João Fazenda, que se dedica ao desenho de imprensa e ilustrações infantis, foi premiado com a medalha de bronze na categoria Livros.