Três mil cidades de todo o mundo vão apagar as suas luzes juntando-se assim a uma iniciativa da WWF de acção contra as alterações climáticas. Um organizador desta iniciativa diz que desta forma todos poderão reflectir sobre estes problemas.
Corpo do artigo
Três mil cidades de mais de 80 países vão apagar as suas luzes entre as 20:30 e as 21:30 locais, juntando-se assim a uma iniciativa lançada pela organização ambiental WWF com o objectivo de mobilizar todo o planeta para agir contra as alterações climáticas.
À TSF, o director desta organização para a zona mediterrânica explicou que esta iniciativa pretende influenciar a política à escala mundial e os decisores políticos que se reúnem em Dezembro em Copenhaga para estabeleceram um plano para preservar o clima.
«O mais importante neste evento é que todas as pessoas que em casa, sozinhas ou com amigos à luz das velas vão poder reflectir sobre os problemas das alterações climáticas e sobre a necessidade de tomar acções», acrescentou Paolo Lombardi.
Este responsável indicou ainda que todos se podem esforçar por em casa substituir as lâmpadas por lâmpadas florescentes de baixo consumo ou escolher os electrodomésticos que tenham os melhores padrões de consumo e por usar menos o automóvel e mais o transporte público.
«São tantos os contributos que as pessoas comuns poder dar. Para além disso, os cidadãos votam e talvez seja esse o gesto mais importante de todos. Com isso, podem exercer pressão sobre os políticos para que estes tomem as medidas necessárias», explicou.
A Torre Eiffel e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, vão apagar as suas luzes para se juntar a este evento que, em Portugal, terá a participação, entre outros, da Ponte sobre o Tejo, do Convento de Cristo, da câmara de Águeda e da Casa das Artes de Famalicão.