Uma juíza vai decidir esta semana o destino de Sandra, uma fêmea de orangotango do zoo de Buenos Aires, na Argentina, a quem o tribunal reconheceu o direito de viver em liberdade.
Corpo do artigo
Sandra, de 29 anos, reconhecida como "pessoa não humana" pelo Supremo Tribunal de Justiça da capital da Argentina, não foi convidada para as audiências, mas esteve representada pelo seu advogado, Andrès Gil Dominguez.
Em dezembro, um tribunal aplicou ao animal um recurso de 'habeas corpus' (direito de não estar detido sem julgamento), considerando que, mesmo não sendo um ser humano, tem sentimentos e o direito a maior liberdade.
Agora levanta-se a questão de onde Sandra irá viver, o que implica determinar se poderá viver em liberdade, ou em semiliberdade, depois de ter passado toda a vida num zoo. Para encontrar uma resposta adequada, a juíza Elena Liberatori irá ouvir especialistas internacionais.
O norte-americano Gary Shapiro, fundador da Fundação Orangotango e uma referência mundial na área, recomendou a realização de exames de saúde e alertou para o perigo de se impor uma mudança de ambiente a um espécime com mais de oito anos.
"Sandra está privada de liberdade e em sofrimento. Ela deve viver no seu habitat natural, num santuário. No zoo, é como se estivesse detida", argumentou o presidente da Associação dos funcionários e advogados para os direitos dos animais, Pablo Buompadre, que originou o processo judicial.
Esta Organização Não Governamental (ONG) foi reconhecida como representante legal de Sandra, como se esta se tratasse de um menor ou de uma pessoa sob tutela do Estado. A ONG defende a transferência de Sandra para fora da Argentina, num ambiente onde os orangotangos vivam em semiliberdade.
Sandra, nascida a 16 de fevereiro de 1986 no zoo de Rostock, na Alemanha, pesa 50 quilos e mede 1,50 metros. Esta fêmea de orangotango chegou a Buenos Aires em 1994. A esperança média de vida desta espécie é de 30 a 40 anos.
Antes do julgamento, o zoo de Buenos Aires estudou a possibilidade de transferir Sandra para um santuário natural, no Brasil ou nos Estados Unidos.