Ele está de volta, 40 anos depois da estreia. O filme "Tubarão" vai estar até terça-feira em 500 cinemas norte-americanos para mostrar às novas gerações o que eram os efeitos especiais no Cinema quando não existiam computadores.
Corpo do artigo
O filme foi um grande sucesso de bilheteira, fez 150 milhões de dólares (132 milhões de euros). É considerado um dos primeiros blockbusters da história do Cinema.
No filme, a premissa é simples. Um tubarão branco de sete metros, com apetite por carne humana, aterroriza a pequena cidade de Amity.
[youtube:rW23RsUTb2Y]
A produção foi uma dor de cabeça. O tubarão de borracha avariou e por isso aparece tão pouco. Em vez de 55 dias a gravação demorou quatro vezes mais. Apesar disso, o realizador Steven Spielberg, que tenha então 28 anos, admite que "Tubarão" permitiu-lhe construir uma carreira de sucesso.
Em 1975, os critícos descreveram "Tubarão" como uma máquina de medo e o produtor David Brown disse que percebeu que seria um sucesso porque os gritos do público nunca mais paravam.
[youtube:2I91DJZKRxs]
Em 2015, "Tubarão" dificilmente provocará tanto medo no público. Os efeitos especias são quase artesanais. A música, que valeu um Óscar ao compositor John Williams, é que continua a produzir o mesmo efeito.
[youtube:BX3bN5YeiQs]