Tufão Soulik obriga a evacuar 500 mil pessoas e provoca três mortes em Taiwan (vídeo)
Quinhentas mil pessoas foram evacuadas no leste da China com a aproximação do tufão Soulik, que aliviou no final do dia de domingo, após fortes chuvas e ventos, que provocaram três mortes em Taiwan.
Corpo do artigo
[youtube:fs7XGxf6Pcc]
A tempestade tocou no sábado à tarde o litoral chinês da província de Fujian, com ventos de perto de 120 quilómetros por hora, mas perdeu força para uma depressão tropical à medida que se deslocou para o interior, precisou a agência de meteorologia chinesa.
Mais de 500.000 pessoas foram evacuadas na província vizinha de Zhejiang, numa operação de socorro que mobilizou mais de 5.500 militares.
Segundo a agência de notícias chinesa, quase 31 mil barcos tiveram que se refugiar nos portos da região.
Até agora, as autoridades contabilizaram três mortos, um desaparecido e 123 feridos à passagem do tufão Soulik.
De acordo com o balanço mais recente do Centro de Operações de Emergência, citado pela agência Efe, a primeira vítima da tespestade foi um polícia de 50 anos, que morreu em Nova Taipé, no norte da ilha de Taiwan, atingido por vidros.
Hoje, foram confirmadas mais duas mortes: uma mulher de 54 anos em Miaoli (norte) devido à queda de um teto e um homem de 57 anos no distrito de Pingtung que realizava uma excursão pelas montanhas.
Uma pessoa continua desaparecida, depois de ter caído ao rio em Taichung.
A aldeia de Bailan (a norte) ficou inundada com 90 centímetros de água, numa altura em que a tempestade atingiu os 220 quilómetros/hora.
Em Taiwan, contabiliza-se já que as perdas agrícolas ascendam a 6,5 milhões de euros e os danos causados em escolas públicas ascendam a 197 mil euros.
Em agosto de 2009, o tufão Morakot, o pior na história de Taiwan, fez 600 vítimas, a maioria delas soterradas após grandes deslizamentos de terra no sul.