
Greensavers
Foi descoberto na China um cogumelo gigante com propriedades medicinais. Com 107 centímetros de diâmetro e 7,45 quilos, o fungo da espécie "Ganoderma lucidum", é o maior alguma vez encontrado.
Os cogumelos Ganoderma lucidum, conhecidos na China como "lingzhi", são bastante comuns e apreciados em toda a Ásia, onde são utilizados na medicina tradicional há mais de dois mil anos. Em mandarim "lingzhi" significa "erva de potência espiritual", sendo também conhecido como "cogumelo da imortalidade".
Apesar de ser muito vulgar no território asiático, este exemplar é único devido às suas proporções. O cogumelo gigante agora encontrado pertence a Wei Fangning, um comerciante da cidade de Hezhou, na província de Guangxi, escreve o site Greensavers, citando o Daily Mail.
Os "Ganoderma lucidum" distinguem-se pelo seu aspeto plano, cor vermelha envernizada, e com um píleo (chapéu do cogumelo) em forma de rim.
Não existe preço fixo para estes cogumelos, sendo que o seu valor depende da qualidade, do tamanho e de outras propriedades. Um saco de 250 gramas de de "lingzhi" pode custar cerca de 25 euros. Neste caso, este cogumelo gigante está avaliado em 755 euros.
Vários estudos demonstraram já que as sementes deste cogumelo possuem vários ingredientes com características farmacêuticas. Acredita-se que o cogumelo pode melhorar o sistema imunitário humano devido aos polissacarídeos que possui, que podem aumentar a atividade dos glóbulos brancos.
Os cientistas da Academia Chinesa de Ciências indicam que os polissacarídeos e os triterpenes do cogumelo são os ingredientes chave para a manutenção de um equilíbrio psicológico no corpo humano. Na medicina tradicional chinesa o "Ganoderma lucidum" é utilizado para aliviar os sintomas associados às alergias, tosse e asma.