
Direitos Reservados
Entre os militares são máquinas cada vez mais populares, mas os drones de guerra ainda não são uma visão comum. É isso que justifica o espanto de um grupo de entusiastas da avião que fotografou um MQ-8 Fire Scout não em voo, mas sim a ser transportado no reboque de um camião.
Corpo do artigo
Os MQ-8 Fire Scout estão a operar em vários teatros de guerra. São máquinas autónomas, não tripuladas, capazes de cumprir missões de vigia, de reconhecimento tático mas também de suporte aéreo armado, o que inclui a eliminação de alvos com alto nível de precisão estejam eles no solo, ar ou no mar.
São drones fabricados pela Northrop Grumman que atualmente estão em operação em países como a Síria, Líbia e Afeganistão. Há também relatos que colocam estas máquinas não-tripuladas no combate à pirataria no Golfo de Aden, na Somália.
É por isso que os entusiastas do site Aviationist ficaram espantados ao ver um destes helicópteros em plena Califórnia, no reboque de uma camião pesado e, mais ainda, sem estar coberto. Admite-se que este seja um dos 28 drones que a marinha norte-americana encomendou para serem utilizados pelos homens das forças especiais.