
Reuters / Charles Platiau
A fachada da Unesco, em Paris, vai servir de tela, hoje e terça-feira, para a projeção de um espetáculo multimédia do artista português Nuno Maya e do finlandês Kari Kola.
Corpo do artigo
O edifício sede da Unesco, em Paris, é um dos exemplos de arquitetura moderna porque parece uma estrela de 3 pontas. Mas hoje e amanhã à noite, a sua fachada vai iluminar-se como nunca se viu.
Ali será projetado um espetáculo multimédia que dá o pontapé de saída para o Ano Internacional da Luz.
Um dos responsáveis por esta iniciativa é o português Nuno Maya que em entrevista à TSF, afirmou que «o nosso desafio vai ser dar vida aquele espaço arquitetónico explorando os efeitos da luz da aurora boreal e da aurora do dia».
Nuno Maya, artista multimédia, foi convidado por Kari Kola, um artista finlandês para este projeto. Juntos conceberam o " Light is Here", um projecto que combina iluminação multimédia e vídeo- projeção.
O espectáculo terá 10 minutos e irá rodando consecutivamente, desde o anoitecer até à meia-noite, em Paris. A sua montagem requere muita logística, e foi necessário levar material tanto de Portugal como da Finlândia. Maya garante que «tanto eu como o Kari somos muitos perfeccionistas».
Nuno Maya e o seu atelier "O Cubo" têm sido responsáveis pelos espetáculos multimédia concebidos para o Terreiro do Paço. Nuno tem 36 anos e revela que desde a adolescência gosta de trabalhar com projeções, mas este é um momento que não esquecerá.
«Poder participar nesta ocasião que irá acontecer uma vez na minha vida e poder representar Portugal, é uma honra», afirma.