
Universidade de Coimbra
Universidade de Coimbra
A Universidade de Coimbra foi classificada pela UNESCO como Património da Humanidade. A organização justifica a decisão com o «inquestionável valor universal excecional» da Universidade.
Corpo do artigo
O Comité do Património Mundial, reunido no Camboja, deliberou esta manhã que o bem «Universidade Coimbra, Alta e Sofia», proposto por Portugal, possuía inquestionável valor universal excecional e que merecia ser classificado como Património de toda a Humanidade, adianta uma nota do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Mais do que o valor arquitetónico, o Comité destacou a importância do papel da instituição na cultura e lingua portuguesa e o valor que Portugal teve no mundo.
Com a inclusão na Lista do Património Mundial, Portugal fica obrigado a seguir as recomendações do Comité de modo a preservar o bem agora inscrito, pode ler-se na nota.
A área agora classificada pela UNESCO está situada em duas zonas do centro histórico da cidade de Coimbra, uma na encosta da cidade, a Alta, e a outra na parte baixa, a Sofia.
Além de edifícios ligados à cidade universitária, incluindo a Biblioteca Joanina, dentro da área inscrita, estão ainda incluídos dois monumentos nacionais: o Mosteiro de Santa Cruz e a Catedral ou Sé Velha, que detiveram um papel preponderante na história da Universidade de Coimbra.
Este reconhecimento internacional, que agora é muito justamente atribuído a Coimbra, constitui motivo de orgulho e regozijo para esta cidade e para Portugal, e dá conta da confiança da UNESCO na capacidade de o Estado parte preservar o valor dos seus bens patrimoniais, adianta o ministério.