A Comissão de Utentes contra as portagens na auto-estrada 28 vai entregar na Cimeira Luso-espanhola um documento reivindicativo, o destinatário será o primeiro-ministro, que quarta-feira reúne com o homologo espanhol, no Porto.
Corpo do artigo
Na agenda do encontro entre Passos e Rajoy será discutida a forma de articular entre os dois países o pagamento das portagens na A28.
Para José Rui Ferreira, representante da comissão de utentes da A 28, o debate deste tema na Cimeira Luso-espanhola é uma oportunidade para denunciar o impacto que a introdução de portagens provocou no relacionamento entre o norte de Portugal e a Galiza.
«Nomeadamente das quebras de tráfego, que provocaram quebras na industria do turismo, do comércio e dos serviços, mas também por exemplo nas quebras da utilização do aeroporto Sá Carneiro. São um conjunto de exemplo no sentido de que o Governo venha a reconsiderar a introdução das portagens nas Scut», destacou José Rui Ferreira.
«[Mas] há outro aspeto para o qual queremos chamar à atenção. É que fruto do grande movimento de contestação que na altura se gerou, o Governo concedeu um conjunto de isenções para as populações residentes nas áreas das Scut, mas essa é uma medida a prazo porque está previsto que ela termine no final do mês de junho. Isso a concretizar-se iria agravar ainda mais a situação», lembrou.
Para além desta iniciativa, as comissões de utentes do Norte Litoral, Grande Porto e Costa da Prata agendaram para 18h00 de quarta-feira um protesto junto à rotunda dos produtos estrela, em Matosinhos.