Pelo menos 18 pessoas morreram na Ucrânia devido à vaga de frio que afeta aquele país desde o início do mês de dezembro, divulgaram hoje as autoridades ucranianas.
Corpo do artigo
O ministério da saúde ucraniano informou que 12 destas vítimas mortais foram registadas nos últimos três dias.
A mesma fonte indicou que 133 pessoas receberam assistência médica devido a sintomas de hipotermia, das quais 108 foram hospitalizadas.
Nos últimos dias, algumas localidades do território ucraniano viram descer as temperaturas até aos 15 graus negativos.
As autoridades ucranianas indicaram que a neve intensa e o gelo provocaram durante o fim de semana engarrafamentos de grandes proporções, alguns com mais de 18 quilómetros, e bloquearam centenas de carros em várias localidades do país, o que provocou algumas situações insólitas.
Foi o caso de duas mulheres ucranianas que entraram em trabalho de parto quando estavam bloqueadas num engarrafamento.
Na região de Lviv (Oeste), uma mulher teve hoje dois gémeos no interior da ambulância que a transportava para o hospital.
No domingo, outra mulher, cujo carro ficou bloqueado por causa da neve a cerca de três quilómetros da localidade de Kissorytchi, na região de Rivné (oeste), também entrou em trabalho de parto e acabou por ter o filho dentro da viatura.
As duas mulheres e os respetivos filhos foram posteriormente transportados para as unidades hospitalares mais próximas.
Dezenas de pessoas foram obrigadas a passar uma noite dentro dos respetivos carros, segundo vários testemunhos divulgados nas redes sociais.
As equipas de socorro conseguiram no domingo libertar cerca de 1800 veículos que estavam bloqueados em várias regiões, indicou hoje o Ministério das Situações de Emergência ucraniano, acrescentando que mais de 18 mil pessoas, incluindo militares, participaram nos trabalhos de limpeza das estradas.
O ministério divulgou também a criação de mais de 200 postos de socorro em todo o país para fornecer aquecimento e refeições quentes.