
CCP/direitos reservados
Num inquérito online, 90% das pessoas afirma que se encontrasse uma carteira perdida a devolvia, mas no estudo de campo feito pela empresa CPP apenas foram entregues 60%. E só 23% tinham o dinheiro todo...
A CPP, empresa de proteção de cartões, realizou um estudo, o Wallet Drop, que, explica, «consistiu na perda de carteiras nas zonas da Grande Lisboa, Grande Porto e Algarve. Este tinha por objetivo conseguir analisar os comportamentos dos portugueses no momento em que encontram uma carteira. Das carteiras perdidas apenas 60% foram devolvidas sendo que 3,3% dessas não continha cartão de crédito e apenas 23,3% tinham o dinheiro todo».
Segundo os dados de um questionário online, realizado também em junho de 2013 junto de meio milhar de portugueses, e promovido também pela CPP, 36,2% das pessoas já perderam a carteira e a 20,2% já lha roubaram pelo menos uma vez. Das pessoas que já perderam a carteira, 60% afirma que a conseguiu recuperar, o que corresponde à mesma percentagem de carteiras devolvidas neste estudo, diz a empresa.
Fica ainda a saber-se que mais de metade (76%) dos inquiridos não tem por hábito levar mais de 20 euros na carteira, para além de documentos como o BI ou cartão de cidadão (97%), cartão de crédito ou débito (83%), cartão da segurança social (43%), cartão de pontos (76%) e outros documentos com informação pessoal (46%).