
O Papa emérito Bento XVI foi a presença surpresa na cerimónia desta manhã, no Vaticano, da consagração de 19 novos cardeais. O antecessor de Francisco esteve na primeira fila da cerimónia, na Basílica de S. Pedro.
Corpo do artigo
O papa emérito, de 86 anos, que aparentava estar em boa forma, era o primeiro da fila, vestido de branco, entre os cardeais, vestidos de vermelho, na basílica de São Pedro.
Nesta cerimónia de proclamação de 19 novos cardeais, o papa Francisco pediu para que este sejam «homens de paz», na presença de Bento XVI, que participa pela primeira vez numa cerimónia pública desde a sua renúncia.
Os 19 cardeais transformam o colégio eleitoral para a escolha de um futuro Papa num órgão com paridade entre a Europa e o resto do mundo.
Portugal tem três cardeais, mas só dois têm capacidade eleitoral. D. José Saraiva Martins, já ultrapassou a idade limite.D. José Policarpo, o patriarca emérito de Lisboa, ainda pode ser eleitor por mais dois anos. D. Manuel Monteiro de Castro será eleitor até 2018.
De fora, vai continuar o novo patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, que só deverá receber o barrete vermelho, em 2016.