Uma quinta de Ourém e uma unidade hoteleira de Portel vão receber onze veados alienados hoje pela Câmara da Nazaré numa hasta pública que rendeu à autarquia 3.050 euros.
Corpo do artigo
De acordo com a câmara, apenas três concorrentes apresentaram propostas para a aquisição dos animais, que se encontravam no cercado do Pinhal de Nossa Senhora da Nazaré e que a autarquia decidiu alienar por considerar que «os seis hectares do cercado começam a ser apertados» devido ao «crescimento exponencial da população de veados», explicou a vice-presidente, Mafalda Tavares.
Os dois primeiros lotes, constituídos por um macho e duas fêmeas cada, foram adquiridos por 2.000 euros pelo proprietário de uma quinta rural em Ourém, na região Centro, com o objetivo de criar mais um «ponto de atração turística à propriedade de 16 hectares», informou o empresário durante a sessão de hasta pública.
O terceiro lote, constituído por cinco machos, foi alienado por 1.050 euros a uma unidade hoteleira localizada em Portel, no Alentejo.
A adjudicação dos veados foi feita segundo o critério do preço mais elevado oferecido nas propostas, depois de uma primeira hasta pública (em Julho) ter ficado vazia, devido aos eventuais interessados «não terem tido tempo de tratar de todos os requisitos legais para a sua compra, transporte e manutenção», explicou então o presidente do júri, Belmiro da Fonte.
Os animais fazem parte de uma comunidade de veados que povoam o cercado do Pinhal de Nossa Senhora da Nazaré, junto à Praia do Norte, no âmbito de um projecto desenvolvido pela câmara municipal e pela Confraria de Nossa Senhora da Nazaré desde 2005.
Após o levantamento dos veados que hoje foram alienados, permanecerão no cercado dois machos, seis fêmeas e as crias.