Veículo robotizado que vai explorar Marte lançado hoje de Cabo Canaveral

Robôt Curisity
A NASA lançou, este sábado, no espaço um veículo robotizado de seis rodas, com o nome de "Curiosity", que vai explorar o planeta Marte, com o foguetão que o transportou a partir de Cabo Canaveral.
Corpo do artigo
Trata-se do maior, mais moderno e caro robô alguma vez projectado para explorar outro planeta.
O «Curiosity» tem como missão descobrir se alguma vez houve condições para a vida em Marte. Para isso, vai passar dois anos a procurar vestígios de que Marte tenha tido ou ainda tenha formas microscópicas de vida.
O robô - que pesa quase uma tonelada e é do tamanho de um carro - é o primeiro aparelho enviado para Marte que tem a capacidade para perfurar até 5 centímetros de profundidade para obter amostras do solo e das rochas e até pode analisá-las no local.
Tem ainda duas câmaras que funcionam como olhos para obter imagens stereo de alta resolução e a cores e que podem fazer sequências vídeo.
Ao todo, está equipado com mais de dez instrumentos científicos que lhe permitem, por exemplo, medir o nível de radiação solar e cósmica.
A viagem programada vai ser feita a 24 mil quilómetros hora vai demorar oito meses e meio e só chega em Agosto do próximo ano. Afinal, são 570 milhões de quilómetros até Marte.
Ouvido pela TSF, Carlos Oliveira, astrónomo e professor de Astrobiologia na Universidade de Austin, Texas, lembrou que o homem nunca colocou em Marte um objecto tão grande.
Carlos Oliveira considerou ainda que os resultados desta missão podem responder a muitas dúvidas que há muito tempo existem sobre a hipótese de vida em Marte.