O vencedor do Prémio literário LeYa, João Ricardo Pedro, ficou quase sem palavras quando soube da distinção para o romance «O teu rosto será o último», livro que começou a escrever há dois anos, quando ficou desempregado.
Corpo do artigo
João Ricardo Pedro é o primeiro português a ser distinguido com o Prémio LeYa, pelo romance inédito "O teu rosto será o último", que deverá ser publicado em Março quando for entregue o galardão.
João Ricardo Pedro, 38 anos, é licenciado em engenharia eletrotécnica no Instituto Superior Técnico de Lisboa.
«Ainda estou a tentar digerir esta notícia, mas estou muito contente. Modéstia à parte, tinha a sensação que ia ganhar», disse.
João Ricardo Pedro, que ainda não sabe se quer ser escritor, explicou ainda que escreveu «este livro há dois anos, quando fiquei desempregado».
O romance relata a história de uma criança nascida em Portugal no período da Revolução do 25 de Abril e segue o seu percurso até aos 17 anos, acompanhada pela família.
«Esta família herdou traumas da ditadura, que se refletcem no filho», explicou João Ricardo Pedro, adiantando que este livro «não é declaradamente uma auto-biografia», mas o retrato de uma geração.