O social-democrata presidente da Junta de Castelo de Neiva, em Viana do Castelo, decidiu suspender o mandato e voltar a emigrar, depois de a crise económica e as portagens na A28 terem arruinado o restaurante que geria.
Corpo do artigo
«É uma das decisões mais difíceis de sempre», confessa Augusto Bandeira, que 18 anos depois de ter regressado a Portugal vindo do Canadá vê-se agora obrigado a emigrar pela segunda vez para Toronto.
«Quando regressei nunca me passou pela cabeça voltar, mas sou obrigado a fazê-lo neste momento. Estou a ser arrastado daqui para fora», afirmou.
O presidente da Junta de Freguesia de Castelo de Neiva, em Viana do Castelo encerrou há cerca de meio ano o restaurante do qual era proprietário e onde investiu 400 mil euros. Com as portagens na A28 e o aumento de impostos, viu-se de mãos atadas e vencido pela crise.
«O poder de compra está a desaparecer, estamos a ficar com o país na desgraça total porque não há classe que faça gerir a economia, que é classe média, com esta acumulação de impostos, é impossível. Eu neste momento estou a pagar para viver aqui», contestou.
Social democrata, Augusto Bandeira escreveu uma carta ao primeiro-ministro, mostrando que está desiludido com o Governo.
«É um país que está a ser gerido por 100 pessoas que nunca tiveram uma formação de gestão. E então fazem como? Se têm um amigo até lhe dão trabalho, mesmo que não seja uma situação prioritária. Isto não pode acontecer. Tem que ser feita uma lista de prioridades, ser muito restritos na questão dos dinheiros públicos porque temos pessoas a viver na miséria»
A partida para Toronto está marcada para a véspera de Natal. Augusto Bandeira já tem emprego como administrador de uma empresa, mas parte de coração partido.
O presidente da junta de freguesia de Castelo de Neiva espera poder regressar a Portugal, acredita que o país tem tudo para vencer.