
Deserto do Gobi - Mongolia / China
João Marinho
Tiago Salazar e João Marinho são dois viajantes. Um procura literatura, o outro aventura. A TSF desafiou Tiago a legendar fotos de João. Veja o resultado.
Corpo do artigo
São os dois viajantes. Viciados na descoberta. Não param quietos.
Tiago Salazar, jornalista de 42 anos, publicou quatro livros de viagens. Autor e apresentador do programa "Endereço Desconhecido" (RTP2), é cronista da revista Volta ao Mundo, guia de "viagens literárias" e formador de escrita de viagens. Este sábado, 18 de outubro, dá um curso de Escrita e Fotografia de Viagens, no Porto.
João Marinho, empresário de 31 anos, formou-se em Engenharia Eletrotécnica, mas a energia dele levou-o depois para outros destinos. Criou uma empresa de organização de eventos desportivos e praticamente já deu a volta ao mundo para participar em provas de ciclismo e de corrida. Tem o bichinho da fotografia.
Como gostam ambos de desafios, a TSF propôs-lhes uma união de esforços: Tiago Salazar legendou duas fotos de João Marinho.
Deserto do Gobi - Mongólia / China
«Será o nomadismo a forma mais perfeita da felicidade, o ADN do homem realizado, o Enoc das viagens infinitas? Neste pedaço de planeta, antigo domínio do Khan, não se vê gente a carregar o peso do mundo, a lamentar-se ao turista que passa, a pedir vintém. No íntimo deste povo de olhos oblíquos, olhos de ciganos de céus perdidos, não mora a melancolia. Os velhos têm cara de novos e os novos já nasceram antigos. São antepassados distraídos do seu passado terrível.» [Tiago Salazar]
Vulcão Vilarica - Chile / Patagónia
«A arte do encontro faz parte da viagem. Do encontro, falo de chegar ao outro, aos sentimentos do outro, aos mundos e submundos do outro, falo de saber ouvir e ver, os dois sentidos maiores de quem escreve e viaja para contar. Chegar sem outro juízo de valor a não ser o da esperança de ali, naquela ínfima centelha de vida, estar um mundo melhor e o melhor dos mundos.» [Tiago Salazar]