São cerca de 60 mil viaturas de "rent-a-cars" que circulam pelo país e que, por enquanto, não têm identificador electrónico.
Corpo do artigo
«As viaturas não têm dispositivos porque os que existem actualmente não são adequados às empresas de rent-a-car. O sistema que existe actualmente está pensado para um carro, um utilizador, um pagador», revelou à TSF o presidente da Associação dos Industriais de Aluguer de Automóveis Sem Condutor (ARAC).
Neste caso, os clientes estão sempre a rodar e, por vezes, num só dia, as viaturas de "rent-a-car" têm mais do que um condutor.
Robalo de Almeida adiantou que estão em negociações com o Governo há um ano, começaram ainda com o anterior Executivo, sendo que só agora parecem ter "luz verde" para resolver a questão.
Ao que tudo indica, no futuro, quando um cliente fizer o aluguer do carro de "rent- a-car", fará também um contrato com os CTT. Se for estrangeiro, pagará posteriormente, já no seu país, via cartão de crédito.
No entanto, nesta altura, o presidente da ARAC admite que muitos estrangeiros irão embora sem pagar a factura das portagens.
Na próxima semana, a ARAC reunirá de novo com a secretaria de Estado das Obras públicas e transportes.