O restaurante Vila Joya, em Albufeira, garantiu a entrada de Portugal pela primeira vez para a lista dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo desde que os prémios foram criados em 2002, foi hoje anunciado em Londres.
Corpo do artigo
O restaurante, dirigido pelo 'chef' austríaco Dieter Koschina, subiu 35 posições para o 45.º lugar e consolida assim a reputação de melhor restaurante português.
O Vila Joya é o único restaurante português ao qual o Guia Michelin atribuiu duas estrelas desde 2011 e foi também dos poucos a merecer a melhor classificação na primeira edição do "Guia Galp - Os Melhores Restaurantes e Vinhos de Portugal" de 2012.
No ano passado, o braço direito do 'chef' austríaco, Matteo Fernandino, disse à agência Lusa que o segredo está em fazer "cozinha de amor, boa, muito boa", sem pensar nos prémios.
«Temos uma cozinha de produto. Podemos fazer pratos portugueses, espanhóis, italianos ou franceses. O importante é o produto fresco e muito bom», descreveu, elogiando o «peixe espetacular» do Algarve.
Os primeiros três lugares da lista dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo mantiveram-se desde o ano passado, liderados pelo dinamarquês Noma, eleito o primeiro pela terceira vez consecutiva, seguidos por dois espanhóis, "El Celler de Can Roca" e "Mugaritz".
O destaque vai também para o brasileiro "D.O.M", de São Paulo, que que estreou na lista em 2006 e foi subindo progressivamente até destronar outros conhecidos restaurantes de topo, o italiano "Osteria Francescana" e o londrino "The Fat Duck", para ocupar o quarto lugar.
Gerido pelo ex-DJ Alex Atala, foi considerado também, pelo terceiro ano consecutivo, o Melhor Restaurante da América do Sul.
Em termos de países, os EUA dominam a lista com oito restaurantes nomeados, mas França reina a nível europeu, sete restaurantes presentes, dos quais cinco nos primeiros vinte.
Espanha, cujo "El Bulli" dominou durante vários anos a lista, mantém cinco restaurantes, incluindo o restaurante Arzak no 8.º lugar, cuja 'chef' Elena Arzak Espina foi considerada a Melhor 'Chef' Feminina do Mundo.