
Isabel Meira/TSF
No Dia Europeu dos Vizinhos, a TSF foi conhecer o projeto Vizinhos com Alma, lançado há dois anos pelo Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos.
As ruas entre vivendas podem ser corredores de solidão, tal como as escadas que ligam os andares de um prédio. Luís, Piedade e Lisete saíram de casa, tocaram às campainhas dos vizinhos, no desafio de ajudar quem está próximo. São três voluntários do projeto Vizinhos com Alma, lançado há dois anos pelo Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos.
A rede de vizinhança conta com mais de 250 voluntários, em média são recolhidos mais de três mil produtos, entre alimentos e artigos de higiene e limpeza. Produtos que são depois colocados à disposição das famílias mais carenciadas na mercearia do centro comunitário.
A coordenadora do projeto adianta que o apoio conseguido através dos Vizinhos com Alma permite ajudar cerca de 200 famílias. Zulmira Pechirra sublinha que o projeto tem permitido também criar laços de vizinhança.
A distribuição dos alimentos às famílias mais carenciadas começou por ser feita através de cabazes, mas no ano passado o Centro Comunitário de Carcavelos abriu uma mercearia, onde as famílias podem ir buscar os produtos de que precisam, de forma autónoma e também responsável.
Zulmira Pechirra explica que cada família tem de fazer a gestão do orçamento distribuído por mês. Na mercearia todos os produtos têm um valor próximo do preço praticado pelos supermercados e são levantados mediante a troca de créditos.