Um casal de holandeses está a dar a volta ao mundo, num barco à vela, e escolheu Aveiro para se abrigar do inverno rigoroso do alto mar. Ambos na reforma decidiram que deveriam realizar o sonho que partilhavam e hastearam as velas em Amesterdão, na Holanda, em agosto do ano passado.
Corpo do artigo
Loek Ansems e Annike Den Ouden vivem a bordo do "Abuela". Quando perguntámos os motivos pelos quais andavam a dar a volta ao mundo, Ansems sorriu e respondeu que, na reforma, a escolha recaia entre «fazer algo diferente ou ficar em casa até morrer». Entre as opções, escolheu «fazer outras coisas como velejar à volta do mundo».
Talvez passem o resto dos dias a dar a volta ao mundo. Não sabe quando chegam à Holanda, nem quer saber. Ficam, em média, uma semana em cada local onde amarram as cordas do barco.
Contra a maré, em Aveiro, vão ficar até abril. «Aveiro é um sítio muito bonito e não tão frio como o norte da Europa. Não é muito diferente do Algarve», explica.
Há um mar de diferenças entre a vida que levavam em Amesterdão e a que vivem agora. Mas, a bordo, o holandês diz que se vive normalmente e, em Portugal, até já houve tempo para fazer amigos e aprender algumas palavras em português, como «bom dia» e «obrigado».
Quando se soltarem as amarras, o "Abuela" vai zarpar junto à costa portuguesa, depois segue para a ilha da Madeira, descendo em direção às canárias.