28 cantores e músicos, repartidos por duas noites, vão levar a palco temas que fazem parte da história da música feita em Portugal. Vão ser canções no seu estado mais puro, num total de 56, as que se vão ouvir no Terreiro do Paço, sexta-feira e sábado, a partir das 22h00.
Corpo do artigo
Nascido em 1997, o projeto "Voz e Guitarra" deu origem a dois CD duplos (editados em 1997 e em 2013) e foi levado a palco pela primeira vez no Festival dos 100 Dias, em 1998.
Neste regresso "ao vivo", as Vozes e as Guitarras que vão estar em palco (14 em cada noite) vão representar três gerações de artistas e juntam nomes que estiveram presentes nos dois discos editados e outros que só agora são chamados ao projeto.
Com direção artística de António Miguel Guimarães e Manuel Paulo e direção musical de Tim, esta versão para palco de "Voz e Guitarra" conta ainda com a cenografia assinada por António Jorge Gonçalves que, durante os espetáculos, irá fazer desenhos que vão ser projetados em tempo real.
Duas noites com a música portuguesa no seu estado mais cru é a proposta neste encerramento das Festas de Lisboa 2015 por onde vão passar na noite de sexta-feira, David Fonseca, Dead Combo, Filipe Cunha Monteiro, Gisela João, Jorge Palma, Kalu, Luisa Sobral, Luís Represas, Mafalda Veiga, Márcia, Mário Delgado, Norberto Lobo e Olavo Bilac.
Na noite de sábado, vão estar em palco Ana Bacalhau, Ana Deus, António Zambujo, Carlos Nobre, João Pedro Pais, Luís Varatojo, Miguel Araújo, Moz Carrapa, Rita Redshoes, Samuel Úria, Sara Tavares, Sérgio Godinho e Vitorino, sendo que, Tim e António Jorge Gonçalves estarão presentes em ambas as noites.