O vulcão Etna, o mais alto e um dos mais activos em toda a Europa, registou uma intensa actividade nas últimas horas. A cinza lançada obrigou ao fecho do aeroporto da Catânia.
Corpo do artigo
Entre as 1:00 e as 5:00 horas desta quinta-feira, um rio de lava e cinzas desceu pela encosta do Etna em direcção à cidade da Catânia, a segunda maior da Sicília e a mais próxima do vulcão.
Foram quatro horas de forte actividade vulcânica que obrigaram ao encerramento do aeroporto. A pista ficou totalmente coberta de cinza, impedindo o movimento de aviões.
A reabertutra do aeroporto da Catânia chegou a estar prevista para as 10:00 horas, mas fortes rajadas de vento impediram que isso acontecesse. Ainda não se sabe a que horas reabre o aeroporto.
Para o início da tarde está marcada uma nova reunião do gabinete de crise que inclui as entidades aeronáuticas, bombeiros e polícia. Só depois se saberá ao certo quando voltam os aviões a aterrar e a descolar do aeroporto da Catânia.
A situação encontra-se calma, mas o Instituto de Geofísica e Vulcanologia da Catânia está a acompanhar todos os movimentos do Etna e já enviou especialistas para o terreno, nomeadamente para fazer um voo de helicóptero junto à cratera do vulcão.