Cultura

Não perca tempo. Tem três dias de cinema a 2,5 euros pela frente

Festa do Cinema 2018 DR

Entre esta segunda-feira e dia 24 é possível ir ao cinema por apenas 2,5 euros. A quarta edição da Festa do Cinema está de regresso a todas as salas nacionais. A TSF deixa três sugestões de filmes.

"Esta iniciativa nasceu entre todos os agentes do mercado, por vontade principalmente dos exibidores das salas de cinema. Parte de um esforço conjunto deste setor para ir ao encontro de algumas petições do espetadores. Queremos dinamizar o acesso às salas de cinema promovendo, uma vez por ano, dias em que celebramos o cinema enquanto um ato social, cultural, de entretenimento, mas que tem um acesso tão facilitado a todos os públicos que algumas vezes verificamos que é necessário ir promovendo", afirma Nuno Sousa, porta-voz da organização da Festa do Cinema.

Este ano, a Festa do Cinema mudou-se de maio para outubro. O objetivo, esclarece Nuno Sousa, é chegar a mais públicos e também aproveitar uma época do ano mais rica em novos filmes. "O alinhamento de estreias nesta época do ano é mais diversificado, os distribuidores e exibidores já alinham uma série de títulos com uma diversidade maior. Começam a estrear filmes já indicados para a temporada de prémios que se segue e continuam a estrear filmes de todos os estúdios", acrescenta.

A Festa do Cinema abrange todas as salas de cinema, auditórios e cineclubes nacionais, e todos os filmes atualmente em exibição estão incluídos. O preço é único: 2,5 euros, mas não inclui as taxas suplementares cobradas para lugares VIP, sessões de filmes exibidos em 3D, sessões IMAX, sessões 4DX e eventos especiais.

Nuno Sousa espera que este ano a iniciativa volte a superar-se em número de espetadores. "No ano passado foi a nossa melhor edição com 220 mil espetadores", recorda. Para este ano, o porta-voz da iniciativa espera que o número se repita, ou melhor, aumente.

O evento é promovido pela APEC - Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas, com o apoio do ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisual, FEVIP - Associação Portuguesa de Defesa das Obras Audiovisuais e GEDIPE - Associação para a Gestão Coletiva de Direitos de Autor e de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais.

O que pode ver nestes três dias?

A TSF deixa três sugestões de filmes em exibição.

"O Primeiro Homem na Lua", de Damien Chazelle, baseado no livro de James R. Hansen, descreve os acontecimentos que deram origem à primeira viagem à Lua, centrado na figura de Neil Armstrong.

"Assim Nasce Uma Estrela", realizado e protagonizado por Bradley Cooper, é a história de um músico consagrado, mas em decadência, que se apaixona por uma jovem estrela em ascensão. É a estreia como protagonista da cantora Lady Gaga no cinema.

"Pedro e Inês", de António Ferreira, conta a conhecida história de amor mas em três versões e séculos diferentes. Um filme protagonizado por Diogo Amaral e Joana De Verona, numa adaptação do romance "A Trança de Inês", de Rosa Lobato de Faria.

Cláudia Arsénio