Política

PSOE provou "que se pode ganhar ao autoritarismo"

Supporters of the Socialist Workers' Party (PSOE) wait for the announcement of the results in Spain's general election in Madrid, Spain, April 28, 2019. REUTERS/Sergio Perez REUTERS

Os socialistas foram a força mais votada nas eleições legislativas deste domingo em Espanha.

Pedro Sánchez valora los resultados electorales

Publicado por PSOE em Domingo, 28 de abril de 2019

O líder do PSOE, Pedro Sánchez, expressou que a vitória do partido socialista nas eleições legislativas espanholas transmitiu a "mensagem perentória" à Europa e ao mundo "que se pode ganhar ao autoritarismo".

Discursando da sede do PSOE, em Madrid, Pedro Sánchez disse que os resultados mostraram que o partido "não é muleta" do Partido Popular (PP, de direita).

Durante a sua intervenção, várias vezes interrompida por gritos de apoiantes, o candidato socialista e atual presidente do Governo espanhol, prometeu "respeitar a Constituição" e contribuir para a "convivência política".

"Trata-se de ganhar as eleições e de governar Espanha (...). Vamos governar Espanha!", afirmou perante milhares de apoiantes, acrescentando que o governo socialista será de "todos os espanhóis".

Sánchez prometeu um Governo "pró-Europa, para fortalecer a Europa", e construir "uma Espanha plural", assumindo como prioridades o combate à injustiça social e à corrupção.

"Não queremos o retrocesso, queremos um país que avance", frisou.

Para o secretário-geral do PSOE, as eleições de hoje demonstraram que Espanha "tem uma democracia sólida" e que acedeu "em defesa do seu futuro e de mais direitos e liberdades".

O PSOE foi hoje o partido mais votado nas eleições legislativas espanholas, embora sem obter a maior absoluta, ao eleger 123 deputados, quando estão apurados 99,9% dos votos.

Acompanhe em direito os resultados eleitorais em Espanha