Boris Johnson já fez o teste e confirmou que tem Covid-19. Está em casa com sintomas ligeiros.
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, está infetado com o novo coronavírus.
A notícia foi avançada pelo próprio no Twitter, num vídeo onde Boris Johnson conta que nas últimas 24 horas começou a sentir sintomas ligeiros, incluindo febre e tosse persistente. Fez o teste e revelou-se positivo.
O primeiro-ministro britânico adianta ainda que vai ficar em casa, isolado, mas tenciona continuar a trabalhar com o Governo à distância. "Vou continuar a liderar a resposta do país por videoconferência à medida que combatemos este vírus", afirma.
Depois de inicialmente ter decidido apostar na imunidade de grupo, opção altamente criticada por outros países, só muito recentemente Borish Johnson admitiu que o país teria de tomar medidas para conter a pandemia de Covid-19 no Reino Unido.
Esta quarta-feira o Parlamento britânico aprovou a legislação de emergência que dá poderes reforçados ao governo para combater a pandemia, incluindo a detenção de pessoas que sejam consideradas um risco para a saúde pública.
O governo impôs um regime de confinamento, só permitindo às pessoas saírem para fazer compras de bens essenciais, exercício, para ajudar uma pessoa vulnerável ou para ir para o emprego, quando não for possível trabalhar remotamente.
Quem desrespeitar as regras está sujeito a multas de 30 libras (33 euros) pela polícia, que também terá poderes para dispersar ajuntamentos de mais de duas pessoas.
No balanço publicado na quinta-feira, o Ministério da Saúde britânico deu conta de 11.658 casos positivos de Covid-19 no país, tendo 578 dos infetados morrido.