Há mais de mil ventiladores disponíveis em Portugal e está prevista uma encomenda com 500 novos aparelhos, além de outras soluções.
O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, afirma que nos próximos dias Portugal vai reforçar o número de ventiladores com centenas de aquisições, conseguindo assim duplicar a capacidade atual.
Segundo avançou o governante na conferência de imprensa da Direção-geral de Saúde desta segunda-feira, o Estado português encomendou 500 ventiladores, dos quais 138 se encontram já na embaixada de Portugal na China, pelo que devem chegar ao país na próxima semana.
Somando aos outros aparelhos disponíveis, fornecidos por a instituições, está previsto um acréscimo de mil respiradores, o que praticamente duplicará a capacidade de ventilação em Portugal.
Atualmente a capacidade instalada é de cerca de 1.124 ventiladores - 528 em Unidades de Cuidados Intensivos e 480 em blocos operatórios, com uma capacidade de expansão de 134 ventiladores.
Foram confirmadas esta segunda-feira 140 mortes e 446 novos casos de contágio por Covid-19 em Portugal nas últimas 24 horas, elevando para 6408 o número de pessoas infetadas pela doença, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.
Até ao momento 43 pessoas conseguiram recuperar, número que não se altera há quatro dias.
Há ainda 11482 casos em avaliação pelas autoridades de saúde e 4845 pessoas aguardam resultado laboratorial para saber se estão, ou não, infetadas.