Ao toque da sirene, a ordem é clara: recolher obrigatório de todos aqueles que não precisem mesmo de estar na rua.
A sirene dos bombeiros de Portimão vai tocar cada vez que uma pessoa sair à rua desnecessariamente.
O objetivo é evitar que os cidadãos desobedeçam à quarentena em vigor devido à pandemia da Covid-19., explica a câmara municipal de Portimão em comunicado.
"Sempre que soar a sirene no quartel dos Bombeiros de Portimão, significa que foram detetadas situações anormais de pessoas a circular nas ruas e em espaços públicos da cidade sem qualquer justificação, colocando em risco a saúde comum", anuncia a autarquia.
Também os altifalantes das sirenes de alerta de tsunami na Avenida Tomás Cabreira, na Praia da Rocha, e na Zona Ribeirinha de Portimão, vão emitir uma mensagem sonora para pedir às pessoas que fiquem em casa.
Além disso, várias viaturas dos bombeiros vão circular nas estradas com a mesma mensagem sonora, em português e inglês.
Em decçarações à TSF, a presidente da câmara municipal de Portimão considera que para combater a pandemia é preciso ser imaginativo. "Quem não se recorda, em determinados países que estavam em guerra, de ouvirmos tocar as sirenes?", questiona.
Isilda Gomes sublinha que é essa mensagem que querem transmitir: "É dizer aos cidadãos que há perigo, é lançar um alerta e dizer-lhes que vão para casa e se já aí estiverem que não saiam" porque há muita gente nos espaços públicos.