Mundo

"Crime contra a humanidade." Diretor da Lancet critica cortes dos EUA à OMS

Donald Trump, o Presidente norte-americano EPA

Richard Horton aproveitou ainda para apelar à resistência de todos face a este corte em plena pandemia do novo coronavírus.

Um "crime contra a humanidade". É assim que o diretor da revista científica Lancet caracteriza a suspensão do financiamento dos Estados Unidos da América à Organização Mundial de Saúde.

Donald Trump concretizou a ameaça que já tinha vindo a fazer há vários dias, e anunciou que o Estado norte-americano não voltará a contribuir para os fundos da OMS. Trump justificou este anúncio com aquilo que disse ser uma "má gestão" da pandemia da Covid-19.

Para Richard Horton, editor-chefe da revista médica Lancet, esta postura merece a resistência de todos. "Todos os cientistas, todos os profissionais de saúde, todos os cidadãos devem resistir e lutar contra essa terrível traição à solidariedade global", exorta, citado pelo jornal The Guardian.

Também António Guterres já se tinha manifestado contra a medida de Trump, e referiu mesmo que esta não era altura de retirar os apoios à Organização Mundial de Saúde.

LEIA TUDO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19