Economia

Fiscalizações aumentam. Apreendidas 300 mil máscaras "que não cumprem especificações"

Pedro Siza Vieira adiantou que 1070 alvos foram fiscalizados Miguel A. Lopes/Lusa

Até ao momento, salientou Pedro Siza Vieira, já foram apreendidas "300 mil máscaras de fabrico estrangeiro que não cumprem as especificações".

Pedro Siza Vieira, ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, garantiu esta terça-feira no Parlamento não haver dificuldade em encontrar "no mercado equipamentos de proteção individual".

"Por exemplo, relativamente às máscaras, os preços desceram significativamente ao longo das últimas semanas e atualmente já temos disponíveis equipamentos deste tipo, seguros, a preços mais baixos do que os praticados na União Europeia", referiu o ministro.

Na sequência de, na segunda-feira, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) ter apreendido 206 mil máscaras a dois armazenistas importadores, produtos que perfaziam um total de 342 mil euros, Siza Vieira asseverou que foi reforçado o "esforço de fiscalização". Até ao momento, salientou o ministro, já foram apreendidas "300 mil máscaras de fabrico estrangeiro que não cumprem as especificações".

Pedro Siza Vieira destacou ainda que 1070 alvos foram fiscalizados, com abertura de 92 processos-crime e 109 contraordenações "só ao nível dos equipamentos de proteção individual".

LEIA AQUI TUDO SOBRE A COVID-19