O compromisso vem pôr fim ao impasse originado pelas ameaças de Varsóvia e de Budapeste que também punha em causa o orçamento plurianual para 2021-2027.
A Polónia e a Hungria chegaram a um acordo com a Alemanha para desbloquear o plano de estímulo à economia no contexto da pandemia, revelou o vice-primeiro-ministro da Polónia, Jaroslaw Gowin, citado pela Bloomberg. Está prevista a libertação de 1,8 biliões de euros em fundos comunitários para distribuir entre os 27 Estados-membros.
"Chegámos a um acordo entre Varsóvia, Budapeste e Berlim", anunciou Jaroslaw Gowin. O representante do Governo polaco acredita que o acordo se estenderá aos restantes países da União.
O compromisso vem pôr fim ao impasse originado pelas ameaças de Varsóvia e de Budapeste que também punha em causa o orçamento plurianual para 2021-2027, de perto de um bilião de euros.
A Polónia e a Hungria tinham vetado a "bazuca europeia". Na quinta-feira será iniciada uma cimeira europeia para que os líderes dos Estados-membros debatam o acordo.